top of page

Capoeira Angola! Capoeira Mãe!

À Capoeira que me deu vida e me ensinou à  sentir e me valorizar como ser humano, sendo capaz de ir mais longe do que os meus olhos conseguia ver... 

Piracicaba tem Capoeira Angola! Nossa Escola já completou 18 anos.   O dendê, a mandinga e malícia da capoeira enraizada na Bahia há quase 500 anos, e está presente no lugar onde o peixe para, respeitando as mais antigas tradições africanas.

A capoeira angola, que é a capoeira mãe, nasceu do negro mantido como escravo no Brasil. Com a observação dos movimentos de ataque e defesa de alguns animais como macaco, cobra e cavalo, o negro encontrou a arma com a qual lutaria pela reconquista de sua liberdade, o seu corpo. E da capoeira, mata onde acontecia o aprendizado, ele emprestou o nome para esta luta.

Mestre Zequinha, natural “caipiracicabano” e, ao mesmo tempo, de muitos lugares, mantém esta tradição viva em Piracicaba por meio da Escola de Capoeira Raiz de Angola. Com 35 anos dedicados a esta arte, completos no último dia primeiro de abril, e título de Mestre recebido em Piracicaba pelo Mestre Boca Rica, e em Salvador pelo Mestre Lua de Bobó, Mestre Zequinha tem muito a ensinar sobre a capoeira e sobre a cultura afro.

“Não foi à toa que Zumbi lutou tanto, até sua morte, por ideais de igualdade e liberdade. Mesmo com as mudanças que ocorreram do período colonial aos dias de hoje, mesmo que a escravidão da forma como acontecia não exista mais, há ainda uma desigualdade complexa e presa não só às comunidades como um todo, mas dentro de cada pessoa, em forma de preconceito e cobranças opressivas. A capoeira, dentro deste contexto, é uma das poucas atividades na qual negros, brancos, doutores e analfabetos, podem manter diálogo em igualdade”, comenta Mestre Zequinha sobre uma de suas maiores referências, Zumbi dos Palmares.

Esta luta mais tarde se tornaria uma arte. E uma arte holística. Que possibilita, além de exercitar o corpo, trabalhar a alma, conhecer a história, tocar e confeccionar instrumentos (berimbau, pandeiro, reco-reco, agogô, atabaque), cantar, compor, enfim. “A capoeira me proporcionou experiências e aprendizados que eu jamais teria vivenciado por meio de outra atividade. E tenho certeza que pode proporcionar a todos que se dedicarem a conhecê-la melhor.”

 

 

bottom of page