Escola de Capoeira Raiz de Angola, Piracicaba/SP. Mestre Zequinha
Hall da Fama dos Guardioes da Capoeira.
Vicente Joaquim Ferreira Pastinha (Salvador, 5 de abril de 1889 — Salvador, à 13 de novembro de 1981), foi um dos principais mestres de Capoeira da história.[1]
Mais conhecido por Mestre Pastinha, nascido em 1889 dizia não ter aprendido a Capoeira em escola, mas "com a sorte". Afinal, foi o destino o responsável pela iniciação do pequeno Pastinha no jogo, ainda garoto. Em depoimento prestado no ano de 1967, no 'Museu da Imagem e do Som', Mestre Pastinha relatou a história da sua vida: "Quando eu tinha uns dez anos - eu era franzininho - um outro menino mais taludo do que eu tornou-se meu rival. Era só eu sair para a rua - ir na venda fazer compra, por exemplo - e a gente se pegava em briga. Só sei que acabava apanhando dele, sempre. Então eu ia chorar escondido de vergonha e de tristeza." A vida iria dar ao moleque Pastinha a oportunidade de um aprendizado que marcaria todos os anos da sua longa existência.
Nascido em 27 de dezembro de 1917, em Araci, cidade situada ao norte de Feira de Santana, filho de Maximiniano Pereira dos Santos e Maria Clemença de Jesus, João Pereira dos Santos passou boa parte de sua vida na área rural. Descendente de africano e índio, parente do famoso Besouro Mangangá, primo de seu pai, João sempre teve índole corajosa. Inclusive, quando mais jovem, buscou o exército, pois soube que lá se treinava constantemente. No entanto, João não foi admitido pelas forças armadas.
João Oliveira dos Santos Nascido em 15 de janeiro de 1933) mais conhecido como Mestre João Grande, é um grande Merstre da capoeira Angola, contribuiu nacionalmente e internacionamente com sua cultura que tanto lhes deu vida, Foi aluno do pai da angola Mestre Pastinha, e possui uma academia em Nova Iorque.
Mestre Virgílio, líder do Grupo de Capoeira Angola Mucumbo, ele é um grandes representantes da cultura negra de Ilheus Bahia, 71 anos dedicados à capoeira Angola,
Mestre José Virgílio dos Santos, de 75 anos, é envolvido com a tradição desde os nove anos de idade. Virgílio graduou-se contramestre (grau anterior ao de mestre) com o conhecido professor João Grande, que foi aluno do Mestre Pastinha.